Sabemos da maciez e do conforto proporcionados pelos lençóis de 200, 250, 350 e até 1000 fios, não é mesmo? Quando tocamos esses tecidos, tudo fica mais claro e conseguimos perceber as diferenças entre eles, mas você sabe por que existe essa divisão por quantidade de fios?

A quantidade de fios num tecido é determinada pela soma dos fios no sentido vertical (urdume) e horizontal (trama), num entrelaçamento de uma polegada quadrada, o que equivale a 2,54 cm x 2,54 cm.

post 1 - trama

A maciez e a durabilidade do seu lençol é definida pela quantidade de fios por polegada no tecido. Para um conforto maior, o ideal é que o produto tenha, pelo menos, 200 fios. Acima de 220 fios, você terá na sua cama um símbolo de elegância e bem viver. Lençóis com 600 fios têm uma inigualável textura acetinada e nobre, resistindo a vários anos de uso. Hoje, fala-se em até 1400 fios.

O trabalho das fibras e o tipo de trama valorizam o jogo de cama. Para um tecido ser considerado percal, ele deve ter no mínimo 180 fios por polegada quadrada.  Neste tecido, os fios no sentido vertical e horizontal entrelaçam-se um a um, formando uma tela. O percal tem aspecto mais fosco. No caso dos tecidos de algodão acetinados, os fios no sentido horizontal “flutuam” sobre alguns fios no sentido vertical, dando leveza, suavidade e um brilho sutil ao tecido.

Considera-se o algodão egípcio como o de qualidade superior e apreciado em todo o mundo. Possui fibras mais longas, o que oferece um acabamento de alta qualidade e toque macio.

Dentre tantas opções, escolha o tipo de tecido que mais lhe agrada na compra de jogos de cama, edredons ou cobre-leitos!

Pin It on Pinterest

Share This